2019-10-30

Senhoras e senhores, Jurgen Klopp!


Partilha :
Senhoras e senhores, Jurgen Klopp!
Tu podes falar de espírito de grupo, ou simplesmente podes vivê-lo...

Em Mainz, depois de conduzir o clube à histórica promoção em 2004, conta a uma TV alemã que levou toda a equipa na pré-época, para uns dias de aventura, longe de tudo.

"Trouxe a equipa para um lago na Suécia durante cinco dias onde não havia electricidade, fomos sem comida, nós tínhamos que a conseguir [assobia e usa uma cana de pesca imaginária ndr]... o meu vice-presidente na altura achou que eu era um idiota, dizia 'Onde vamos treinar lá? eu disse-lhe ' se podemos correr lá? Não, não podemos. Mas podemos nadar e pescar! '... Ele olhou para mim ainda mais perplexo. Ele pensou que eu era louco, e eu percebo isso...".

Dúvidas que vieram também de treinadores de outros clubes que chegaram até ao técnico alemão.
"Alguns dos meus colegas disseram-me :" Não achas que é melhor treinar a jogar futebol, num campo normal?
Eu disse 'Claro', eles tinham razão. Mas eu queria que a equipe sentisse que podia sobreviver a tudo, para se ajudarem uns aos outros.
Todas as noites numa tenda de paus, deitados em raízes, com o rabo em chamas... Chovia, muitas vezes caia aquela pinga na nossa cara, um mosquito! Víamos o sol a nascer, sentíamos os mosquitos pela manhã, em todo o lado!
Mas foi incrível, nós éramos como o Braveheart, (O desafio do guerreiro, filme de 1995). Fomos à Bundesliga pela primeira vez, eramos estranhos aos olhos das outras equipas e as pessoas não acreditavam o quanto éramos fortes...
Tu podes falar de espírito de grupo como todos fazem, ou podes vivê-lo..."

Acabaram num confortável 11º lugar em época de estreia na Bundesliga, com parte da pré-época feita algures num lago sueco.

Senhoras e Senhoras, Jurgen Klopp!

Sem comentários:

Enviar um comentário