2019-09-22

Parabéns Ronaldo, o Fenómeno!


Partilha :
Ronaldo,
Ronaldo, o Fenómeno, faz hoje 43 anos! Parece que foi ontem que o vi a encantar naquela memorável temporada 1996-97. O melhor Ronaldo terá sempre a camisola do Barcelona vestida. Apesar de ter sido um avançado fantástico, talvez o melhor e mais entusiasmante número 9 que o mundo já viu, foi naquele ano, naquele curto ano, em Barcelona, que Ronaldo, com apenas 19 anos, conseguiu explanar toda a sua qualidade.

Qualidade técnica soberba, velocidade supersónica, capacidade de explosão, capacidade de finalização, em algumas das mais espectaulares performances individuais que tenho na memória. Não houve até hoje ninguém que tenha marcado tantos golos depois de driblar o guarda-redes, uma das suas imagens de marca. Saiu do Barcelona cedo demais! No Inter continuou a ser fabuloso, como já havia sido no PSV Eindhoven e como foi posteriormente no Real Madrid e no AC Milan. Mas foi com a camisola catalã que se exibiu de forma arrebatadora. Talvez se por lá tivesse continuado, numa cultura e ideário à medida das suas características singulares, tivesse atingido um patamar ainda mais alto. As lesões também não o ajudaram. Em Itália foi demasiado castigado com entradas assassinas e excesso de dureza.

Mesmo não tendo atingido aquele nível inalcançável pelo comum dos mortais que o seu potencial reclamava, em virtude das lesões, de alguns problemas extra-campo (jogou a final do Mundial'1998 debilitado, por exemplo) e algumas opções de carreira, foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA, marcou mais de 400 golos na carreira e ganhou diversos títulos importantes, com destaque para o Mundial'2002, onde foi o melhor marcador. Não tem um palmarés arrebatador a nível de títulos como Leo Messi ou Cristiano Ronaldo, por exemplo. Nunca ganhou a Liga dos Campeões e só conseguiu ser campeão nacional por uma vez (La Liga pelo Real Madrid). Mas ganhou direito a um lugar especial na nossa memória colectiva pela genialidade, pelo carisma e por ter conquistado tantos e tantos adeptos para o futebol.

Costumo fazer onzes ideais para tudo e mais alguma coisa. Ronaldo R9 está no centro de um ataque a três no meu melhor onze da História do Futebol, com Messi à sua direita e Cristiano Ronaldo à sua esquerda, à frente de um meio-campo de génios: Redondo, Zidane, Maradona e Cruyff. Defesa a três: Baresi, Beckenbauer e Maldini. Buffon na baliza.

Parabéns Ronaldo! Quando jogaste no Barça, naqueles maravilhosos tempos da década de 90, onde havia craques por todo o lado, eu parava só para te ver jogar! Foste o melhor da tua geração e és um dos melhores de todos os tempos. Obrigado génio, por me teres feito gostar ainda mais de Futebol, por ter visto jogos só porque estavas lá e por ter vibrado com os teus golos como se fosse eu a marcá-los!

Sem comentários:

Enviar um comentário