2019-08-31

Grupos da Liga Europa 2019-20


Partilha :
Grupos da Liga Europa 2019-20
São estes os grupos da Liga Europa 2019-20. Esta será uma edição muito interessante e importante para o futebol português, na medida em que contará com a participação de FC Porto, Sporting, Sp.Braga e Vitória SC, uma representação de respeito. Nenhum dos grupos se antevê fácil para qualquer das equipas portuguesas.

O FC Porto é a equipa mais forte do grupo G e acho mesmo que entra no lote dos principais candidatos à vitória na prova. No entanto, os seus adversários de grupo, mesmo estando abaixo em qualidade, também são fortes e todos com capacidade para lutar pela qualificação e causar dissabores aos 'dragões'. Estamos a falar do campeão suíço, do terceiro classificado da liga holandesa e do segundo da liga escocesa da época passada, todos eles com história nas competições europeias.

O Sporting também não terá tarefa fácil, embora seja talvez o grupo menos complexo. Terá no PSV Eindhoven um adversário de peso e principal candidato à vitória no grupo D, mas Rosenborg (tetracampeão norueguês) e LASK Linz (segundo na Áustria) parecem estar ao alcance leonino. Acredito no apuramento dos comandados de Marcel Keizer, com maior ou menor dificuldade.

Já o Sp.Braga, que ultrapassou brilhantemente Brøndby e Spartak Moscovo nas pré-eliminatórias, ficou englobado no grupo K, juntamente com Besiktas (terceiro na liga turca), Wolverhampton (sétimo na Premier League e treinado por Nuno Espírito Santo) e Slovan Bratislava (campeão eslovaco). É um grupo difícil, em que o Wolves é um claro candidato à vitória e o Besiktas um rival de respeito na luta pelo apuramento, sem nunca descurar o Slovan.

Finalmente o Vitória SC, que teve de ultrapassar Jeunesse Esch, Ventspils e Steaua Bucareste (Gigi Becali já cortou a cabeça?), para ter acesso à fase de grupos, ficou inserido no grupo F, com Arsenal, Eintracht Frankfurt e Standard Liège como adversários. É sem dúvida a missão mais difícil com que se deparam as equipas lusas e muito dificilmente conseguirá avançar na competição. Arsenal é o grande favorito, com Frankfurt na calha para o segundo posto, mas no futebol nunca se sabe...

Como já referi antes, coloco o FC Porto no lote das equipas com mais probabilidades de ganhar este troféu, juntamente com Manchester United, Arsenal, Roma, Sevilha, PSV Eindhoven ou mesmo o Wolverhampton. Irá depender muito do tipo de aposta que Sérgio Conceição fizer nesta competição. Se colocar as fichas todas, estou convencido que é um sério candidato à vitória final. A minha dúvida é se, sendo o campeonato nacional a principal prioridade, esta Liga Europa não passará para um plano mais secundário.

Além dos grupos das equipas portuguesas, há outros grupos bem interessantes e antevêem-se alguns jogos de grande espectáculo. São 48 equipas à procura de fazer boa figura na Europa do futebol. Que comece o show!

Sem comentários:

Enviar um comentário